A maioria dos carros elétricos vendidos hoje não dão lucro, alguns geram perdas na ordem de US$ 50 mil por unidade, aponta artigo da consultoria Bright Consulting. Montadoras menores perdem ainda mais: US$ 270 mil por unidade no segundo trimestre de 2024. Foi o caso da americana Lucid Motors.
A má notícia é que as perdas também atingiram em cheio gigantes do mercado automotivo. A Ford também confirmou que a sua divisão de carros elétricos deu US$ 2,5 bilhões de prejuízo só em 2024 (US$ 50 mil por unidade vendida — o que levou a empresa a mudar de planos.
Até na China, o maior mercado de automóveis do mundo, apenas duas empresas de veículos eletrificados dão lucro: a BYD e a Li Auto, revelou Song Liping, presidente da Associação Chinesa para Empresas de Capital Aberto (China Association for Public Companies, ou CAPCO).
A maioria dos carros elétricos demoram para carregar, as baterias ainda acrescentam muito peso e será difícil atingir o mesmo nível médio de duração de um carro a combustão. Sem contar com os custos.
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Apesar dos avanços recentes, um pacote de baterias automotivo custa cerca de US$ 30 mil. Para a adoção de carros elétricos atingir um patamar mais alto, será preciso usar baterias melhores, mais seguras, mais leves e duráveis, conclui o artigo da Bright.
Fonte: Olhar Digital