Duas celebridades com apelo para diferentes grupos de jovens americanos somou-se ao apoio de celebridades a Kamala Harris, enquanto tanto a vice-presidente quanto Donald Trump buscam mobilizar eleitores de primeira viagem nas últimas semanas de uma corrida eleitoral extremamente acirrada.
A pop star Billie Eilish postou um vídeo ao lado de seu irmão no Instagram, incentivando seus seguidores a se registrarem para votar, revelando que os irmãos planejam votar em Harris. O podcaster Joe Rogan elogiou a equipe política de Harris por sua estratégia de comunicação e sua recente performance no debate, sem endossar diretamente sua candidatura.
Os comentários das celebridades — transmitidos após o apoio de Taylor Swift a Harris, depois do debate da semana passada — podem se revelar um fator significativo para mobilizar eleitores mais jovens, que estão sendo fortemente cortejados por ambas as campanhas. Os elogios de Rogan, embora não constituam um apoio direto, oferecem um apoio implícito a Harris, o que representa um obstáculo para a estratégia da campanha de Trump, que visa atingir homens mais jovens, uma parte fundamental da base de ouvintes de Rogan.
"Eles fizeram um trabalho incrível, desde o momento em que Biden desiste, forçando Biden a sair", disse Rogan sobre a equipe de Harris em um episódio gravado em 11 de setembro que foi ao ar nesta segunda-feira (16). "O que quer que estejam fazendo, quem quer que esteja escrevendo esses discursos" e treinando-a, "ela está arrasando."
Rogan, uma figura controversa por espalhar desinformação e por comentários racistas no passado, tem sido abertamente crítico de Trump. Ele demonstrou lealdades políticas mistas no passado, tendo apoiado Bernie Sanders na corrida de 2020, ao mesmo tempo em que disse que também preferiria Trump a Biden, além de expressar apoio ao independente Robert F. Kennedy Jr. na corrida de 2024.
The Joe Rogan Experience é o podcast número 1 no Spotify em termos de ouvintes únicos e contagem total de seguidores, e o número 5 no ranking da Apple Podcasts, que considera tamanho de audiência, engajamento e conclusão de episódios. Eilish e seu irmão, que escreveu e produziu muitas de suas músicas, têm um total combinado de 123 milhões de seguidores no aplicativo da Meta.
"Estamos votando em Kamala Harris e Tim Walz, porque eles estão lutando para proteger nossa liberdade reprodutiva, nosso planeta e nossa democracia", disse Billie Eilish, de 22 anos, no vídeo. "Vote como se sua vida dependesse disso, porque depende."
A conta da campanha de Harris no Instagram comentou sobre a postagem, fazendo referência a uma das músicas de sucesso de Eilish. "Pássaros da mesma plumagem", escreveram, com um emoji de coração.
Alguns dos nomes mais importantes de Hollywood inclinados ao Partido Democrata já apoiam Harris, incluindo Swift e a magnata da mídia Oprah Winfrey, que está fazendo campanha com Harris esta semana. Economistas Craig Garthwaite e Timothy Moore, ao avaliar o impacto do apoio de Winfrey a Barack Obama em sua primeira candidatura à presidência em 2008, descobriram que seu endosse ajudou a adicionar cerca de 1 milhão de votos à sua vitória.
Embora os apoios de celebridades raramente sejam vistos como um divisor de águas, as pesquisas que mostram Harris e Trump essencialmente empatados ressaltam o quanto os esforços para mobilizar eleitores podem desempenhar um papel significativo. Várias celebridades incentivaram seus fãs a se registrarem para votar na terça-feira, que marcou o Dia Nacional de Registro de Eleitores nos EUA.
© 2024 Bloomberg L.P.
Fonte: InfoMoney