O modo de voz avançado da OpenAI, recurso que oferece até seis vozes artificiais e conversa com os usuários, já está disponível para assinantes do ChatGPT desde julho. Agora, a desenvolvedora vai permitir que milhares de empresas que pagam pela tecnologia possam usar as interações de inteligência artificial (IA) em seus próprios produtos.
Ao mesmo tempo que a medida pode ajudar a aumentar a receita da companhia e automatizar operações dos clientes, há preocupações sobre usos indevidos.
De acordo com o The Washington Post, a OpenAI anunciou o acesso aos recursos de voz durante evento para desenvolvedores de software em São Francisco (EUA). A empresa também demonstrou como um aplicativo usando a tecnologia poderia fazer uma ligação telefônica e realizar um pedido de morangos com chocolate por conta própria. Durante a simulação, a voz de IA respondeu rapidamente às perguntas e interações.
Segundo o diretor de produtos da OpenAI, Kevin Weil, na coletiva de imprensa, o objetivo é “tornar possível a interação com a IA de todas as maneiras que você interage com um ser humano”.
Esse feito pode ser um desafio, já que, não raramente, a IA comete erros. No entanto, como a tecnologia será aberta também para desenvolvedores que queiram se inscrever (além das empresas), é possível melhorar os recursos de voz – incluindo torná-los automatizados.
Com a ampliação do uso de voz de IA para empresas assinantes e desenvolvedores, a OpenAI pode aumentar sua renda. Nesta semana, o Olhar Digital reportou como a desenvolvedora está crescendo (e deve continuar assim), mas também precisa de investimentos bilionários
A voz artificial da empresa liderada por Sam Altman não é a primeira no mercado. O Google, por exemplo, estreou um bot semelhante, o Google Duplex, em 2018. O sistema era capaz de ligar para restaurantes e outros estabelecimentos para fazer reservas, mas não foi bem recebido.
As tecnologias de voz de IA mudaram nos últimos anos, inclusive com o recurso do ChatGPT sendo elogiado por sua capacidade de manter conversas rápidas, entender tópicos e perguntas complexas, cantar e mudar de tom de acordo com a conversa.
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A OpenAI anunciou que são mais de três milhões de desenvolvedoras em dezenas de países experimentando a tecnologia de voz em seus aplicativos. A empresa estabeleceu regras de segurança, mas ainda há preocupações:
Fonte: Olhar Digital